A partir de setembro Itaquaquecetuba contará com mais uma arma para combater o crime. Serão instalados na cidade oito radares fixos que detectarão as placas dos carros roubados e furtados. As informações serão repassadas imediatamente para a Polícia Militar, o que aumentará as chances de recuperar os veículos e prender os criminosos. 

Quando um veículo furtado ou roubado passar pelo radar – mesmo que esteja dentro do limite de velocidade permitido – o aparelho identificará a placa e acionará um alerta. A informação será passada imediatamente para o tablet da viatura mais próxima. Os policiais, então, iniciarão a perseguição.

O trabalho será feito em conjunto pela Prefeitura e Polícia Militar. A prefeitura será responsável pela instalação e manutenção dos aparelhos. E a Polícia Militar vai operar o sistema anti roubo. A Administração Municipal acredita que o projeto aumentará a “sensação de segurança” entre os moradores. Além de evitar acidentes de trânsito, os radares vão ajudar a combater a criminalidade.

Os locais onde serão instalados os aparelhos foram escolhidos estrategicamente. A Prefeitura e a Polícia Militar fizeram um levantamento das vias com maior registro de acidentes e também de roubos e furtos de automóveis. “Escolhemos principalmente os corredores de grande circulação e as vias de acesso e saída da cidade”, afirmou o Major Carlos Brandão, um dos responsáveis pelo novo sistema.

Itaquaquecetuba será a primeira cidade do país a instalar o sistema, denominado “Projeto Radar”. 

Os radares foram testados no início do ano em Guarulhos. “Os resultados foram muito bons, o número de roubo e furto de veículos diminui bastante”, afirmou o major Brandão.O Projeto Radar também foi aprovado pela Polícia Civil. O delegado de Itaquaquecetuba, Francisco Del Poente, afirmou que as informações registradas pelo aparelhos vão ajudar na elucidação de crimes. “Nossa experiência mostra que esses aparelhos ajudam bastante na identificação de criminosos que estão em fuga”, ressaltou o delegado.

Fonte: Assessoria de Imprensa Municipal