Nesta quarta-feira (dia 20), o Serviço Móvel de Urgência (SAMU) de Itaquaquecetuba recebeu três novas ambulâncias para reforçar sua frota. Com as três novas ambulâncias do SAMU no município, o atendimento aos moradores do município passa a contar o total de seis veículos, sendo uma das viaturas do SAMU de suporte avançado (Unidade Tratamento Intensiva). Com isso o tempo de resposta no atendimento deverá ser reduzido. 

A secretária de Saúde Luzia Mariko Shibata afirma que: “Com mais ambulâncias podemos oferecer transporte mais adequado e atendimento mais eficaz no socorro, evitando complicações ou até mesmo mortes devido à demora nos atendimentos de resgate”.
De acordo com o coordenador do Serviço de Atendimento de Urgência Móvel (SAMU) Edilson Mendes da Silva, as três novas viaturas são de suporte básico, e serão equipadas com equipamentos de primeiro socorros, além de um desfibrilador. Os serviços de socorro são prestados por auxiliares de enfermagens capacitados que são orientados por um médico para atendimento de resgate, além do condutor da viatura.
Durante a cerimônia de entrega, o prefeito Mamoru Nakashima, em breve discurso, afirmou que as ambulâncias estavam disponíveis desde a gestão passada, e que ele só mandou buscar. “Não entendo porque perder algo que beneficia a população. Conseguimos as viaturas e elas estarão a serviço de Itaquaquecetuba”.

Custeio e manutenção da frota

Ainda segundo o coordenador do SAMU, o incentivo à implantação da Central de Regulação, o SAMU de Itaquaquecetuba recebeu do Ministério da Saúde Unidades Móveis de Urgência, sendo uma de suporte avançado (USA), quatro de suporte básico (USB) e uma de reserva técnica a ser utilizada em caso de manutenção da frota.
Para custeio e manutenção dos SAMU, a Secretaria Municipal irá receber do Ministério da Saúde repasse mensal R$ 96,5 mil o que corresponde a 50% do valor total do custeio do serviço. A outra metade será custeada pelo estado e pelos municípios cobertos, conforme pacto estabelecido à ocasião da aprovação do projeto.

Implantação

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) foi implantado no município de Itaquaquecetuba no dia 7 de novembro de 2007 e a sede está localizada na Rua João Vagnotti, nº 147, Centro.

Atendimento

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realiza o atendimento do cidadão após a ocorrência de um acidente ou problema de saúde de natureza clínica, cirúrgica, traumática, inclusive psiquiátrica que possa levar a sofrimento, sequelas ou mesmo à morte. Nessas situações, é necessário prestar o atendimento ou transporte adequado e encaminhar a um serviço de saúde devidamente hierarquizado e integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Municipal