Gostou? Então compartilhe nas Redes Sociais...

As estradas rurais Merendá, Mandirim e Pium, em Itaquaquecetuba estão passando por obras de recuperação e manutenção, por meio do Programa estadual “Melhor Caminho”. As obras estão sendo executadas pela Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (CODASP), ligada à Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos de Itaquaquecetuba. 

Desde o início de abril estão sendo executados serviços de manutenção em 4,5 quilômetros de estradas rurais do município. O objetivo é dar condições aos produtores e moradores rurais e pessoas que transitam com seus veículos nestes locais para que não corram riscos e tenham mais estrutura para desenvolver seus trabalhos e outras atividades do dia a dia.

Segundo o engenheiro responsável Ulisses Roberto Ouchiski, as obras são orçadas em aproximadamente R$ 800 mil, verba proveniente da CODASP para o Programa Melhor Caminho. As estradas rurais de Itaquaquecetuba receberam intervenções para melhoramento da via de terra, cascalhamento, recuperação das beiras da estrada para águas pluviais.

No final de março, o prefeito Dr. Mamoru Nakashima esteve na capital na Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento para assinar um termo aditivo para liberação da verba para a recuperação de mais 1quilômetro de estrada rural. Em parceria com o Fumefi (Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento), estão em processo outros serviços em Itaquaquecetuba, como pavimentações e drenagens de ruas, pavimentação e serviços complementares, que abrangem várias áreas da cidade.

A vice-prefeita Ondina Cruz visitou alguns moradores e produtores rurais que relataram as dificuldades enfrentadas na região. Entre as queixas dos produtores está a falta de incentivo. Segundo Ondina, o município possui atualmente 31 agricultores, diferente da década de 1990 quando eram 65, ou seja, metade desistiu da atividade rural. Todos eles são produtores de verduras e hortaliças. “Durante a visita na área rural, conversamos com os agricultores e muitos deles mostraram-se desmotivados e por isso levamos um agricultor de Suzano para que pudesse auxiliá-los afim de que pudessem ter orientações a respeito da atividade que estão desenvolvendo no município. Nossa intenção é trazer também para o município o projeto de criação de peixes (tilápias) para que os produtores tenham mais uma opção de atividade rural como geração de renda, além de uma cooperativa para fazer o armazenar e recolher as verduras e hortaliças para que sejam melhor distribuídas para o mercado agrícola” completou Ondina.

Segundo o prefeito de Itaquaquecetuba Dr. Mamoru Nakashima as ações são contínuas e a preocupação com a manutenção existe pela importância do trabalho e da população rural para o município. “Alguns trabalhos demandam mais tempo, outros são feitos mais rapidamente, mas o interessante é que as máquinas não ficam paradas e estamos agilizando os trabalhos em todos os pontos onde é solicitado pela população e, também, em outros lugares em que a própria equipe da secretaria vê a necessidade de reparos”, explicou.


Estradas de Itaquaquecetuba
Ruas de Itaquaquecetuba

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Municipal

Anuncie Aqui!!!

Curta nossa Página no Facebbok.